sexta-feira, 30 de março de 2012

Senadores da CDH aprovam projeto de Lúcia Vânia que regulamenta atuação dos conselhos tutelares

Senadores da CDH aprovam projeto de Lúcia Vânia que regulamenta atuação dos conselhos tutelares

Foto: Cadu Gomes
Os senadores da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa aprovaram, nesta quinta-feira (29/03), em caráter terminativo, o PLS 278/09, de autoria da senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), que amplia o mandato dos conselheiros tutelares em todo o país e lhes assegura o direito a férias, 13º terceiro salário, plano de saúde e um novo plano de remuneração em relação aos vereadores. A aprovação do projeto foi comemorada amplamente por centenas de conselheiros tutelares presentes na sessão da CDH, e a atuação da senadora tucana para tentar regulamentar a situação desses profissionais foi  destacada tanto pelo presidente da Comissão, Paulo Paim (PT), pelo relator da matéria, Gim Argello (PTB), como por outros senadores presentes à reunião.
O projeto da senadora Lúcia Vânia altera os artigos 132, 134 e 139 do Estatuto do Adolescente (Lei 8.069/90), garantindo que a remuneração dos conselheiros corresponda a 60% do que percebem os vereadores e direitos trabalhistas básicos como férias, 13º terceiro salário, além de plano de saúde. Ao elaborar a proposição, Lúcia Vânia afirmou que uma das garantias que serão oferecidas aos conselheiros – a ampliação de seus mandatos de três para quatro anos, com direito à recondução ilimitada ao cargo – dará mais tempo para implementação das políticas concebidas em prol das crianças e dos adolescentes.
“Os conselheiros, por servirem a uma causa justa e de dedicação exclusiva, são merecedores de determinados direitos trabalhistas e sociais. Portanto, é preciso que o Congresso lhes garanta tratamento nacional uniforme para a escolha e remuneração dessas pessoas, sugerindo que esta fique atrelada aos ganhos dos vereadores, para garantir a observância da realidade local”, defendeu a senadora tucana.
O Líder do PSDB, Alvaro Dias, foi um dos mais aplicados defensores da aprovação do projeto, durante o período de tramitação em outras comissões, como a de Constituição e Justiça. Recentemente, o senador tucano participou de reuniões com o conselheiros tutelares do Paraná, em que recolheu subsídios e sugestões para serem inseridas no relatório final. Para Avaro Dias, o projeto da senadora Lúcia Vânia, que agora seguirá direto à Câmara dos Deputados, fortalece a proteção à infância e à juventude no país ao impor maiores garantias e benefícios aos conselheiros.
“O projeto, quando for definitivamente aprovado pelo Congresso e sancionado pela presidente da República, beneficiará aproximadamente trinta mil conselheiros no Brasil. A proposta da senadora Lúcia Vânia é fundamental para regulamentar a situação desses profissionais que prestam serviço importante à coletividade, especialmente às pessoas mais necessitadas desse apoio. É preciso valorizar essa atividade, e a proposição tem esse mérito ao reforçar a tese do funcionamento ininterrupto dos Conselhos Tutelares, em consonância com a ideia de que se deve estar sempre vigilante para evitar ou combater a violação dos direitos da criança e do adolescente”, defendeu o senador Alvaro Dias.
Eduardo Mota – Assessoria de Comunicação da Liderança do PSDB no Senado 

Nenhum comentário:

Postar um comentário