segunda-feira, 29 de agosto de 2011

FÓRUM DISCUTE DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS DE ADOLESCENTES PRIVADOS DE LIBERDADE


(12/08/2011 - 11:08)
O Grupo Gestor do Plano Operativo Estadual de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes em Conflito com a Lei em Regime de Internação e Internação Provisória do Distrito Federal (GGPOE-DF) promoveu nesta quarta-feira (10) o I Fórum de Discussão sobre Saúde Sexual e Reprodutiva de Adolescentes Privados de Liberdade do Distrito Federal. O evento contou com a participação de gestores e servidores do sistema socioeducativo, além de representantes da Secretaria da Criança, da sociedade civil e de instituições de ensino superior.

A iniciativa teve por objetivo abordar o tema da sexualidade na adolescência e todas as transformações biológicas, psicológicas e sociais que ocorrem nesse período da vida. Para os adolescentes que cumprem medida socioeducativa as dúvidas e os conflitos dessa fase não são diferentes, porém acabam sendo agravados pela situação de privação de liberdade.

Por isso, o Fórum buscou debater formas de garantir aos adolescentes as orientações necessárias para que possam lidar com a sexualidade de forma positiva e responsável, com incentivo da adoção de comportamentos de prevenção e de cuidado pessoal. Foram realizadas mesas redondas e grupos de trabalho, que deram origem a discussões de estratégias para a composição de um documento normativo sobre diretrizes de promoção, prevenção e assistência nas unidades de internação e internação provisória.

Na ocasião, o promotor de defesa da infância e da juventude do DF, Anderson Andrade, enfatizou que a visita íntima é um dos direitos a serem garantidos nas unidades de internação. “O direito ao exercício da sexualidade é fundamental”, afirmou. Na opinião do assistente social do Centro de Internação de Adolescentes Granja das Oliveiras (CIAGO), Douglas Gomes, o tema apresentado pelo Fórum é importante por derrubar muitos tabus relacionados ao sexo, para que o assunto seja tratado com mais naturalidade. “Os direitos sexuais não podem vir desgarrados de uma mudança de hábito e de cultura. Está na hora de promovermos uma transgressão nos atuais paradigmas da nossa sociedade”, frisou.

Secretaria de Estado da Criança do Distrito Federal
Setor de Divulgação Cultural, lote 5, Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
Ala Sul, Sala 3, CEP 70070-350, Brasília-DF.
Telefone: (61) 3214-2804
Para tirar dúvidas ligue 156.

Nenhum comentário:

Postar um comentário