domingo, 28 de agosto de 2011

CONSELHEIROS TUTELARES DO DF PARTICIPAM FORMAÇÃO CONTINUADA

 O Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente do Distrito Federal (CDCA/DF) e a Secretaria da Criança promoveram na última sexta-feira (18) o encerramento do Módulo IV do Curso de Formação Continuada, que teve como objetivo orientar os conselheiros tutelares sobre as formas adequadas de atendimento à comunidade, visando ao acompanhamento das denúncias de violações dos direitos infanto-juvenis.

Na ocasião, o secretário da Criança, Dioclécio Campos Júnior, destacou a importância de oferecer aos conselheiros tutelares a qualificação necessária para lidar com os desafios enfrentados todos os dias. “A missão deles é complexa e, ao mesmo tempo, essencial. Pretendemos tornar a capacitação algo rotineiro, oferecendo informações atualizadas a fim de que as atuações sejam fortemente sustentadas no conhecimento”, observou.

Durante o curso, foram realizados estudos de casos reais, com o intuito de promover uma reflexão sobre quais os procedimentos indicados em cada situação. Os conselheiros puderam tirar dúvidas com especialistas, que abordaram questões relacionadas à ética profissional e às particularidades dos temas ligados aos direitos das crianças e dos adolescentes.

Na opinião do conselheiro Milton Santos, de Candangolândia, foi possível aperfeiçoar as práticas de trabalho, trocar experiências e receber informações importantes sobre legislação. “A participação dos representantes da Promotoria e da Vara da Infância foi fundamental. Além disso, a metodologia utilizada serviu para refletirmos um pouco mais sobre nossos erros e acertos”, frisou.

A presidente do CDCA, Milda Moraes, ressaltou a interatividade como uma aposta dos organizadores para garantir uma estratégia pedagógica mais dinâmica e eficiente. Debater os casos cotidianos, segundo ela, contribui para aprimorar os serviços prestados à população. “Esperamos que os conhecimentos adquiridos no curso reflitam no dia a dia dos conselheiros e estejam alinhados com as ações voltadas às famílias e, principalmente, às crianças e aos adolescentes”, afirmou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário